Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Elvira Fortunato vai presidir às comemorações do 10 de Junho

  • 333

Elvira Fortunato

Ana Baião

Catedrática da da Universidade Nova de Lisboa sucede a Silva Peneda.

Expresso e Lusa

O Presidente da República nomeou esta sexta-feira a investigadora Elvira Fortunato, 50 anos, para presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, que este ano terão como sede a cidade de Lamego.

"O Presidente da República, por despacho hoje assinado, nomeou como presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que em 2015 terão a cidade de Lamego como sede, a Prof. Doutora Elvira Maria Correia Fortunato", lê-se numa nota divulgada no site da Presidência da República.

Licenciada em Física e Engenharia de Materiais pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Engenharia de Materiais (Microelectrónicos e Optoelectrónicos) pela mesma Universidade, Elvira Fortunato é co-inventora do conceito de papel electrónico e uma das mais conceituadas investigadoras europeias nos domínios do electrónica transparente.

Foi a primeira cientista portuguesa a ser distinguida com a Advanced Grant do European Reserach Council (ERC), tendo concorrido em 2008 a esta bolsa para investigadores séniores com um projeto intitulado INVISIBLE, ao qual foram atribuídos 2,25 milhões de euros. Com este dinheiro investiu num laboratório único no país, o CENIMAT, que dirige desde 1998.

É grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique, distinção atribuída pelo Presidente Cavaco Silva, em 2010, nas comemorações do Dia De Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, em Faro. 

A professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, desde 2012, vai suceder a Silva Peneda, que irá abandonar o cargo de presidente do Conselho Económico e Social no final do mês para ir desempenhar funções em Bruxelas como conselheiro especial do presidente da Comissão Europeia.

Silva Peneda esteve dois anos, 2013 e 2014, à frente da comissão organizadora das comemorações do 10 de Junho.Em 2012, o presidente da comissão foi Sampaio da Nóvoa, que sucedeu a António Barreto, que presidiu à comissão entre 2009 e 2011. Entre 1998 e 2008, a Comissão Organizadora das Comemorações do 10 de Junho foi presidida por João Bénard da Costa.