Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Dívidas de Passos: Cavaco especifica os assuntos em que um Presidente de "bom senso" não se deve envolver

  • 333

FOTO LUÍS BARRA

Presidente da República não comenta críticas do PS e afasta-se da polémica que envolve Passos. "O chefe de Estado está acima dos partidos políticos."

O Presidente da República recusou esta quarta-feira comentar as declarações do PS, que acusou Cavaco Silva de ter prestado "declarações muito infelizes" sobre o caso das dívidas fiscais e à Segurança Social do primeiro-ministro.

"Já tive ocasião para dizer que um Presidente da República de bom senso não se deve envolver em polémicas político-partidárias, mas [sim] em questões como o combate à pobreza, a competitividade da economia e o estímulo à inovação", afirmou Cavaco Silva aos jornalistas, em Ourém, durante uma iniciativa dedicada às florestas.

O chefe de Estado defendeu que cabe à sua função apoiar os objetivos principais do país, razão pela qual participou no sábado numa jornada voltada para exportações e  esta quarta-feira num evento dedicado ao sector florestal.



Cavaco voltou ainda a apelar à união dos partidos à volta das questões essenciais para o país. "Convido os partidos a unirem-se e a trabalharem no combate ao desemprego. Este é o principal problema do país. Convido os partidos a empenharem-se no combate à pobreza, ao desemprego, na defesa da competitividade da economia, um grande desígnio nacional."



Lembrando que no passado já aconteceu um chefe de Estado ter interferido na vida político-partidária, o que não deu bons resultados, Cavaco Silva assegura que durante o seu mandado essa situação não vai repetir-se: "O Presidente nunca comenta declarações de partidos, nem questões político-partidárias. O chefe de Estado está acima dos partidos políticos. Nem agora nem no futuro irei interferir na vida político-partidária", garantiu.

Cavaco Silva visitou esta quarta-feira um eucaliptal apelidado "Montra Tecnológica", da Herdade da Caniceira, em Abrantes, no âmbito da Jornada "A Floresta com(i) Vida".