Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

António Costa. Provou chouriço no comboio e foi saudado por populares em São Bento

  • 333

Piquenique no comboio do PS para o Porto. Costa prova um chouriço oferecido por militantes

José Carlos Carvalho

O líder do PS está no Porto para participar nas comemorações do 42º aniversário do partido. Almoçou com a mãe e apelou à participação de todos os portugueses nas legislativas de setembro. Soares é o orador convidado das comemorações no Palácio do Cristal

Isabel Paulo com Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, já está no Palácio de Cristal, para participar no comício comemorativo do 42º aniversário do partido. O líder do PS diz que "é sempre possível escolher, é sempre decidir o caminho que se quer percorrer, há uma alternativa".

António Costa entrou no Palácio de Cristal acompanhado pelo ex-Presidente da República e ex-secretário-geral do PS, Jorge Sampaio. E ainda por Ferro Rodrigues, Carlos César, Edite Estrela, José Luís Carneiro e Luís Pizarro.

Falou aos jornalistas à chegada à Estação de São Bento, no Porto, após ter viajado desde Lisboa num comboio retado pelo PS, numa ação integrada no 42º aniversário deste partido fundado em Bad Munstereifel, na República Federal Alemã, em 1973.

"Tal como em 1975, é preciso contrariar quem nega a existência de uma alternativa política para o país e afirmou pretender fazer das próximas eleições "uma grande festa da democracia". Rodeado por muitos militantes e simpatizantes do PS/Porto e pelas centenas de socialistas que viajaram consigo no comboio especial, António Costa salientou que o PS, além do seu aniversário, também comemora hoje os 41 anos do 25 de Abril e os 40 anos da sua vitória nas eleições para a Assembleia Constituinte - as primeiras realizadas pelo atual regime democrático.

Depois, partindo do facto de as eleições para a Assembleia Constituinte de 25 de Abril de 1975 terem registado a mais baixa taxa de abstenção da história democrática, o secretário-geral do PS deixou um veemente apelo à participação dos eleitores nas próximas legislativas.

Militantes e simpatizantes do PS recebem líder do partido na estação de São Bento, na baixa do Porto

Militantes e simpatizantes do PS recebem líder do partido na estação de São Bento, na baixa do Porto

José Carlos Carvalho

"Como há 40 anos, podemos fazer das próximas eleições [legislativas] uma grande festa da democracia, com uma grande participação cívica dos cidadãos para a afirmação de uma alternativa, devolvendo a esperança e a confiança aos portugueses. Isso é absolutamente decisivo", considerou o líder socialista.

Para António Costa, as presenças no comício desta tarde dos antigos líderes do PS e dos antigos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, "é um sinal muito positivo. A presença de Mário Soares, que é o nosso fundador e militante número um, mas também as participações de Ferro Rodrigues e de Jorge Sampaio, representam um grande sinal sobre a vitalidade e força do PS. Ao longo dos últimos 40 anos, o PS sempre foi decisivo em Portugal para manter a liberdade e a democracia, para a integração europeia ou na criação do Serviço Nacional de Saúde, no complemento solidário para idosos e no desenvolvimento do ensino pré-escolar", sustentou.

Após estas declarações, centenas de militantes e simpatizantes socialistas, sem a companhia de António Costa - que foi almoçar com a mãe, a jornalista Maria Antónia Palla e outros familiares -  fizeram a pé o percurso entre a Estação de São Bento e o Palácio de Cristal, onde se realiza o comício do PS.