Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

António Costa diz contar com Soares para desafios futuros

Mário Soares e António Costa no almoço de aniversário do ex-Presidente da República este domingo em Lisboa

José Caria

O secretário-geral do PS disse que ficou "preocupado" quando, há dez anos, Mário Soares prometeu que ia abandonar a política. "Mas agora fiquei tranquilo. Porque pode querer abandonar a política, mas a política não o abandona a si."

O secretário-geral do PS, António Costa, disse este domingo que conta com Mário Soares para desafios futuros porque a política não abandonará o ex-presidente da República, mesmo que ele, aos 90 anos, a queira abandonar.

Numa intervenção breve, em tom informal e por vezes com humor, no almoço comemorativo dos 90 anos de Mário Soares, António Costa começou por agradecer o contributo do ex-chefe do Estado para a luta pela liberdade e para a democracia, pela construção do PS e por perceber em vários momentos que "era preciso regressar aos valores de sempre".

"Sei que há dez anos prometeu que ia abandonar a política e ainda na semana passada me disse, creio que não é inconfidência, que agora é que era. Há dez anos fiquei preocupado, mas agora fiquei tranquilo. Porque pode querer abandonar a política, mas a política não o abandona a si", afirmou António Costa.