Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

António Costa visita Angola a 17 e 18 de setembro

LAURENT GILLIERON

Confirmação das datas da deslocação a Angola do primeiro-ministro foi anunciada esta quarta-feira, em Bruxelas, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva

António Costa vai realizar uma visita oficial a Angola nos dias 17 e 18 de setembro. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, à margem da cimeira da NATO, em Bruxelas. Tal como o Expresso já tinha noticiado, a visita do chefe do Governo português decorrerá nesse mês, e pretende assinalar o fim da crise político-diplomática entre os dois países.

“Estão acertadas entre as autoridades angolanas e as autoridades portuguesas as datas da visita do primeiro-ministro a Angola. Essa visita terá lugar no próximo dia 17 e 18 do próximo mês de setembro”, declarou aos jornalistas Augusto Santos Silva.

Nessa altura será assinado o novo Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Angola, adiantou o governante. Além do encontro entre o Presidente João Lourenço e o primeiro-ministro António Costa, a visita terá uma componente económica “muito importante porque o relacionamento comercial e em termos de investimentos recíprocos entre Portugal e Angola é muito intenso e há todas as condições para ser agora mais intenso”, sublinhou Santos Silva.

Durante a visita haverá também contactos com a comunidade portuguesa, os empresários e trabalhadores portugueses que se encontram a trabalhar em Angola.

O Presidente angolano deverá, por sua vez, visitar Portugal até ao final do ano, segundo as garantias dadas pelo próprio na semana passada na sequência de um discurso no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Na altura, o chefe de Estado angolano assegurou que a deslocação ao nosso país não estaria dependente do processo do antigo vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente.

Também o chefe da diplomacia angolana, Manuel Domingos Augusto, reiterou esta segunda-feira durante uma audiência em Belém com Marcelo Rebelo de Sousa que o Presidente da República de Angola visitará Lisboa no próximo outono.

António Costa recebeu também Manuel Domingos Augusto no Palácio de São Bento, tendo realçado o “momento auspicioso para o relacionamento entre os nossos países com o retomar das visitas de alto nível”, num post publicado no Twitter, na sequência do encontro. “A minha visita a Angola renovará o dinamismo dos laços que unem Portugal e Angola, os nossos povos e empresas”, concluiu.