Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo visita França, Egito e Espanha em abril

NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA

As deslocações do chefe de Estado aos três países irão decorrer entre 8 e 18 de abril

O Presidente da República vai deslocar-se a França, para as comemorações do centenário da Batalha de La Lys, e de seguida ao Egito e a Espanha, em visitas de Estado, entre 8 e 18 de abril.

As datas destas deslocações do chefe de Estado constam de um projeto de resolução da Assembleia da República, que segundo a Constituição tem de autorizar as suas ausências do território nacional.

Segundo o documento, Marcelo Rebelo de Sousa irá a França entre 8 e 10 de abril, para participar nas comemorações do centenário da Batalha de La Lys, da I Guerra Mundial, que é considerada a mais trágica para o Corpo Expedicionário Português (CEP).

Depois, de 11 a 13 de abril, fará uma visita de Estado ao Egito, a convite do seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, que esteve em Portugal em visita de Estado em novembro de 2016.

Entre 15 e 18 de abril, o Presidente da República irá deslocar-se a Espanha, para uma visita de Estado de três dias, a convite do rei Felipe VI, que também esteve em Portugal em visita de Estado em novembro de 2016.

Segundo uma nota enviada pela Presidência da República aos jornalistas na semana passada, o programa oficial desta visita decorrerá entre os dias 16 e 18, começando por Madrid e terminando numa comunidade autónoma de Espanha.

Em junho de 2016, quando esteve em França para as comemorações do 10 de Junho, o chefe de Estado prestou homenagem aos soldados portugueses que lutaram na I Guerra Mundial, em La Couture, a cerca de 230 quilómetros de Paris.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Cemitério Militar Português de Richebourg l'Avoué, onde se referiu à Batalha de La Lys de 9 de abril de 1918 como um acontecimento que contribuiu para a construção das "bases de uma grande vitória portuguesa e europeia".