Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Negrão diz que agora está “tudo resolvido” na bancada do PSD

MÁRIO CRUZ / Lusa

À saída da primeira reunião enquanto líder do grupo parlamentar, Negrão admitiu ter pedido desculpa aos deputados por “exageros de linguagem”. E remeteu novidades sobre financiamento partidário para mais tarde

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

"Fizemos uma catarse dos problemas". Assim resumiu Fernando Negrão a primeira reunião da bancada parlamentar que conduziu enquanto líder, admitindo ter feito um pedido de desculpas aos deputados "pelos exageros de linguagem": "Sentimos todos essa necessidade".

Feita a discussão dos desentendimentos no seio da bancada, "os problemas ficaram todos resolvidos", garantiu Negrão por várias vezes à saída, em declarações aos jornalistas. Até porque as intervenções foram "muito francas" e "muito frontais", o que permite que o grupo parlamentar possa agora "seguir em frente" e deixar para trás a questão da curta votação de Negrão, que foi eleito com 35 votos favoráveis em 88 e chegou a acusar parte da bancada de falta de "ética" depois de saber o resultado.

O Expresso sabe que os deputados sociais-democratas gostaram da atitude de Fernando Negrão, mas exigiram que as desculpas não ficassem apenas dentro de portas e que o novo líder parlamentar fizesse esse "mea culpa" de forma pública, até porque também as declarações que causaram essa tensão na bancada foram feitas publicamente, aos jornalistas.

PSD admite rever posição sobre IVA nos partidos

Questionado sobre as propostas do PSD para o financiamento partidário - questão que será discutida esta sexta-feira em plenário -, Negrão pouco adiantou, remetendo novidades para depois do grupo de trabalho dedicado ao tema, que reunirá esta tarde. Mas admitiu que está disponível para rever a polémica questão da devolução do IVA aos partidos em todas as despesas.

Negrão reagiu ainda aos elogios de Rui Rio, que disse esta manhã ter gostado da sua prestação no primeiro debate quinzenal como líder parlamentar, esta quarta-feira. "É sempre agradável receber elogios", afirmou Negrão, confirmando ainda que o novo presidente do partido se reunirá com os deputados pela primeira vez na próxima quinta-feira. O grupo parlamentar está agora "completamente estabilizado", garantiu uma e outra vez o seu novo líder, que só quer olhar para o futuro e deixar as querelas para trás.