Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Rio convida Santana para cabeça de lista ao conselho nacional

Mário Cruz / Lusa

Novo presidente do PSD faz aproximação ao rival nas diretas e resolveu a questão do grupo parlamentar: Hugo Soares sai, há novo líder para a semana

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

A dois dias do início do congresso do PSD, Rui Rio já resolveu duas das incógnitas em aberto no partido: a relação com o seu rival nas diretas, Pedro Santana Lopes, e a liderança da bancada parlamentar. No caso de Santana, Rio fez ao seu adversário exatamente a mesma coisa que este disse que faria, caso chegasse a presidente do PSD: convidou-o para encabeçar a lista oficial ao conselho nacional do partido. Em relação ao grupo parlamentar, Rio disse a Hugo Soares o que era expectável desde o início: que deseja trabalhar com outra equipa à frente da bancada de São Bento.

A notícia do acordo entre os dois candidatos às diretas de 13 de janeiro foi avançada pela SIC Notícias e confirmada pelo Expresso junto de fontes conhecedoras do processo. Rui Rio convidou, Pedro Santana Lopes aceitou, e será o primeiro nome na lista para o conselho nacional. Repete-se, assim, o que aconteceu em 2010, quando Pedro Passos Coelho teve a mesma atitude em relação a Paulo Rangel.

Quanto ao grupo parlamentar, Rio e Hugo Soares conversaram esta quarta-feira e o futuro presidente social-democrata pôs um ponto final na atual liderança da bancada laranja. Recorde-se que Soares foi apoiante de Santana Lopes e, mais do que isso, é visto pela nova liderança social-democrata como um homem de mão de Luís Montenegro, que se tem posicionado para protagonizar uma alternativa no futuro a Rui Rio.

De acordo com a Lusa, Hugo Soares anunciou esta quarta-feira que irá "devolver a palavra aos deputados para eleger uma nova direção parlamentar", depois de Rui Rio lhe ter manifestado o desejo de trabalhar com outra liderança em São Bento. A eleição do futuro líder parlamentar será no dia 22.