Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Moscovici e Dombrovskis desejam sucesso a Centeno como presidente do Eurogrupo

Pierre Moscovici à conversa com Valdis Dombrovskis

THIERRY MONASSE / AFP / Getty Images

Centeno preside esta segunda-feira à sua primeira reunião do Eurogrupo, que tem como ponto forte em agenda o programa de assistência à Grécia, mas também as conclusões da mais recente missão de vigilância pós-programa a Portugal, a sétima, realizada entre 28 de novembro e 6 de dezembro de 2017

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, e o comissário para o Euro, Valdis Dombrovskis, desejaram esta segunda-feira sucesso a Mário Centeno, que se estreia na condução das reuniões dos ministros das Finanças da zona euro.

"Este é o primeiro dia de Mário Centeno, a quem desejo muito sucesso na sua tarefa. Tenho a certeza que será bem-sucedido, e poderá contar comigo, enquanto comissário e amigo, para ajudá-lo", destacou Pierre Moscovici, antes da primeira reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, sob a presidência do Ministro das Finanças português.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros mostrou-se confiante de que a reunião desta segunda-feira, em Bruxelas, marcará uma etapa na direção da saída da Grécia do programa de assistência, apontando este como o tema na ordem do dia, a par do debate sobre o futuro da zona euro.

"Hoje é a primeira reunião presidida pelo Presidente do Eurogrupo [Mário] Centeno, e por isso desejo-lhe todo o sucesso. Já tivemos vários encontros bilaterais para discutir as novas prioridades do novo presidente do Eurogrupo e partilhamos um entendimento sobre avanços a fazer em várias áreas, como o aprofundamento da União Económica e Monetária", disse por seu lado o vice-presidente Valdis Dombrovskis à entrada para o encontro do Eurogrupo.

Cerca de uma semana após ter tomado posse, recebendo o testemunho do seu antecessor, Jeroen Dijsselbloem, Centeno preside esta segunda-feira à sua primeira reunião do Eurogrupo, que tem como ponto forte em agenda o programa de assistência à Grécia, mas também as conclusões da mais recente missão de vigilância pós-programa a Portugal, a sétima, realizada entre 28 de novembro e 6 de dezembro de 2017.

Para este Eurogrupo que assinala a estreia do presidente Centeno, está ainda prevista uma discussão sobre os passos a dar para a concretização daquela que tem sido apontada como uma das prioridades pelo novo presidente do fórum de ministros das Finanças do euro: o aprofundamento da União Económica e Monetária.