Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo felicita Rui Rio, mas só o recebe depois do Congresso do PSD

O Presidente da República felicitou o novo líder do PSD pela sua vitória. A primeira audiência ocorrerá em Belém a 19 de fevereiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou por telefone o vencedor das eleições diretas do PSD, Rui Rio, estando já agendada uma audiência em Belém para 19 de fevereiro, logo após o congresso do partido.

Numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República pode ler-se que Marcelo Rebelo de Sousa "felicitou por telefone o novo líder eleito do PSD, Rui Rio", que venceu as eleições diretas sociais-democratas de sábado, derrotando Pedro Santana Lopes.

O Presidente da República, de acordo com a mesma curta nota, receberá Rui Rio "em audiência a 19 de fevereiro, imediatamente após o congresso do partido".

Ontem, no discurso da vitória, Rui Rio também se referiu a Marcelo Rebelo de Sousa, mas num registo institucional. Segundo o novo líder social-democrata, “o senhor Presidente da República terá no PSD a lealdade que princípios éticos a todos nos impõe e a colaboração institucional de que o país e o regime necessitam”.

O congresso do PSD irá decorrer em Lisboa, entre 16 e 18 de fevereiro.

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio foi eleito, no sábado à noite, presidente do PSD com 54,37% dos votos, com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais para Pedro Santana Lopes, informou o partido.

Rui Rio será o 18.º presidente do PSD desde o 25 de Abril de 1974, sucedendo a Pedro Passos Coelho, eleito em 2010.