Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Juncker diz que foi “sábio” nomear um presidente do Eurogrupo vindo do Sul

JOHN THYS / AFP / Getty Images

O presidente da Comissão Europeia saúda Mário Centeno na liderança do Eurogrupo, mas escusa-se a dar-lhe qualquer conselho

Jean-Claude Juncker, que foi o primeiro presidente do Eurogrupo e ocupou o cargo entre 2005 e 2013, diz que não tem conselhos a dar a Mário Centeno mas mostra-se satisfeito com a escolha do português para suceder a Jeroen Dijsselbloem. A partir desta sexta-feira, Centeno passa a liderar o grupo de ministros das Finanças dos países da moeda única.

"Saúdo o novo presidente do Eurogrupo", disse o líder da Comissão Europeia, que está em Sófia para a mudança da presidência rotativa da União Europeia, entregue à Bulgária durante os próximos seis meses.

"Penso que foi sábio nomear alguém que vem da Europa do Sul", adianta ainda em relação a Centeno, dizendo que não se deve confundir a Europa do Sul com o Club Mediterranée (empresa do sector do turismo e lazer), "como alguns ortodoxos do Norte pensam".

"Não gosto de dar conselhos. Ele será o terceiro presidente do Eurogrupo e em breve vai poder encontrar-se com aquele que foi o primeiro presidente do Eurogrupo", concluiu Juncker, sem adiantar uma data.