Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Centeno vai reunir-se com Macron

epa

Ministro das Finanças e presidente eleito do Eurogrupo vai a Paris esta quinta-feira para falar com o presidente francês. A visita inclui também um encontro com o colega das Finanças, Bruno Le Maire

A nova presidência do Eurogrupo e a Reforma da Zona Euro deverão estar em cima da mesa no encontro entre Mário Centeno e Emmanuel Macron. O ministro português é recebido no Palácio do Eliseu esta quinta-feira, dois dias antes de tomar posse como Presidente do Eurogrupo.

Ao que o Expresso apurou, não há agenda definida para o encontro, mas os desafios da moeda única deverão ser naturalmente abordados. O presidente francês, Emannuel Macron, tem sido uma das vozes a pressionar a reforma da Zona Euro e a defender soluções com um ministro e um orçamento para a área do euro.

O encontro está já na agenda oficial de Macron e está marcado para as 15h de Portugal Continental. Na viagem a Paris, Centeno terá ainda tempo para se encontrar com o homólogo francês, o ministro Bruno Le Maire. França terá sido um dos países a apoiar a candidatura de Centeno e a garantir um voto na eleição de 4 de dezembro. A garantia de apoio por parte de Macron e da chanceler alemã, Angela Merkel, foram fundamentais para Portugal avançar com a candidatura.

Mário Centeno substitui o holandês Jeroen Dijsselbloem a partir de 13 de janeiro. O novo presidente do grupo de ministros do Euro vai depois a Berlim, no dia 17, para uma reunião com o homólogo alemão, Peter Altmaier. Não está previsto qualquer encontro com Merkel.

Esta segunda-feira, Centeno esteve em Bruxelas para se encontrar com o vice-presidente da Comissão para o Euro, Valdis Dombrovskis, e esta terça-feira recebeu em Lisboa o ministro holandês das Finanças.