Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Governo escolhe Nicolau Santos para presidente do conselho de administração da Lusa

Atualmente diretor-adjunto do Expresso e ex-diretor do “Público” e “Diário Económico”, Nicolau Santos irá substituir Teresa Marques no cargo

O Governo vai nomear Nicolau Santos presidente do conselho de administração da agência Lusa, substituindo Teresa Marques no cargo, disse o gabinete do Ministério da Cultura.O jornalista é atualmente diretor-adjunto do Expresso, onde se encontra há quase 20 anos, tendo recentemente anunciado a saída do cargo que ocupa no jornal.

Nicolau Santos dirigiu ainda o jornal “Público” e o “Diário Económico”. A nova administração da Lusa deverá tomar posse no início da primavera de 2018.

Esta quinta-feira, o “Público” avançava que os ex-ministros da Cultura socialistas João Soares e Gabriela Canavilhas eram os nomes mais falados para a futura administração da agência Lusa.

Numa missiva enviada aos trabalhadores da agência de comunicação, a atual presidente da Lusa, Teresa Marques, comunicou na quarta-feira que será nomeada numa nova administração na próxima assembleia geral e que continuará em funções até lá, dando também a entender que o Governo já não conta com ela para um novo mandato.

A gestora, na mesma carta, lamentou ainda o adiamento sucessivo, desde 2015, da estratégia de crescimento da agência e os entraves financeiros do Governo.