Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Morais Sarmento é mandatário de Rui Rio

Morais Sarmento recusa revelar quem é o seu candidato de eleição

FOTO TIAGO MIRANDA

"Rui Rio é o candidato que representa maior futuro para o Partido Social Democrata". Foi com esta mensagem inequívoca de apoio que Nuno Morais Sarmento se assumiu em comunicado como mandatário da candidatura do ex-presidente da Câmara do Porto

"É preciso descontinuidade e mudar estruturalmente o nosso país" afirmou o ex-ministro Nuno Morais Sarmento no comunicado divulgado este domingo em que se assume como mandatário da candidatura de Rui Rio à liderança do PSD. O antigo ministro de Estado e da Presidência, advogado e militante do PSD afirmou ainda que "Rui Rio é o candidato que representa maior futuro para o Partido Social Democrata".

"Rui Rio tem, do sistema político à organização do território, a áreas específicas como a justiça, ideias que, tenho a certeza, nos obrigam a uma reflexão e a um movimento de mudança que eu considero que, mais do que o PSD, o país precisa. É por essas razões positivas que o apoio", explicou Morais Sarmento, que chegou a vice-presidente do partido em 2002, na liderança de Durão Barroso. Regressou à vice-presidência do PSD com Santana Lopes, de quem foi ministro de Estado e da Presidência. Já sob a liderança de Manuela Ferreira Leite (2008-2010), foi presidente do Conselho de Jurisdição Nacional, como refere o comunicado da candidatura de Rui Rio citado pela Lusa.

O mandatário nacional de Pedro Santana Lopes será António Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu. A escolha do novo líder dos sociais-democratas está prevista para 13 de janeiro, através de eleições directas.