Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Turismo de Lisboa fez jantar no Panteão quando Costa era presidente da Câmara

PAULO NOVAIS / LUSA

António Costa presidia na altura à Câmara e à Associação de Turismo de Lisboa. CMTV, que avançou com a notícia, diz que o jantar foi para promover o fado. Gabinete do PM diz que Costa não sabia do jantar no Panteão organizado pelo Turismo de Lisboa em 2013

O Panteão Nacional acolheu em 2013, segundo a CMTV, um jantar organizado pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL), no âmbito de um programa de promoção do fado. Nessa altura, o presidente da Câmara Municipal era António Costa, que, por inerência, presidia igualmente à ATL.

O gabinete do primeiro-ministro nega ao Expresso que tenha sido António Costa a promover o jantar ou que tenha participado nele. E remete mais esclarecimentos para a Câmara Municipal.

O Expresso tentou contactar o diretor-geral da ATL, Vítor Costa, mas a chamadas foram parar sempre à caixa de mensagens. Entretanto, Vítor Costa publicou um texto no Facebook (disponível em baixo) a explicar por que motivo António Costa não sabia do jantar.

A CMTV revelou a data (11 de setembro de 2013) e a nacionalidade de alguns dos presentes no banquete, organizado pela ATL. É mais um dos vários jantares que, já se sabe, tiveram lugar naquele monumento, utilizado também por empresas privadas para eventos.

Segundo o canal televisivo, o objetivo da iniciativa era conceder visibilidade ao fado e terão sido convidadas dezenas de pessoas de nacionalidades distintas, vindas da Rússia, Polónia ou Roménia, por exemplo.