Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PSD ouviu de Centeno previsão de desaceleração da economia

Maria Luís Albuquerque: “Ouvimos relativamente pouco”

Marcos Borga

Primeira a ser recebida, a delegação do PSD diz ter saído da reunião com o Governo para apresentação das linhas gerais do Orçamento com as mesmas dúvidas com que entrou

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

António Leitão Amaro, Duarte Pacheco e Maria Luís Albuquerque foram os primeiros deputados a ouvirem do ministro das Finanças as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2018. "Ouvimos relativamente pouco", disse a vice-presidente do PSD, revelando que a resposta à maior parte das perguntas que os sociais-democratas levavam ficou remetida para a divulgação do documento, que só será entregue na Assembleia a República na sexta-feira.

Maria Luís Albuquerque confirmou, ainda assim, a desaceleração da economia para o próximo ano como o traço dominante da previsão do cenário macroeconómico para 2018.

Quanto a todas as questões "mais faladas na comunicação social", nomeadamente o IRS ou o crescimento do investimento, a responsável social-democrata do que o ministro não lhes deu qualquer detalhe. O mesmo se passou quanto ao relatório de revisão da despesa pública: "Continuamos sem o conhecer e sem ter compromisso firme se quando o vamos conhecer", disse.

Questionada sobre se o PSD já decidiu sobre o sentido de voto ao OE, Maria Luis Albuquerque remeteu a resposta para quando for conhecida a proposta de OE. "Não tomamos posição antes disso", justificou.

  • Até onde está a conseguir a esquerda puxar o Orçamento para 2018?

    Aumento da progressividade no IRS, com dois novos escalões, e aumento no patamar de isenções de pagar IRS, até aos 925 euros brutos por mês, são duas vitórias que BE e PCP se preparam para reclamar no Orçamento para 2018. Mas muitas das negociações em curso deverão ser adiadas para o último orçamento da legislatura, em 2019. Porque, como avisou António Costa, “é preciso saber a medida do passo”