Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

BE faz lista das conquistas que já teve neste Orçamento

Marcos Borga

À saída da reunião com Mário Centeno, Pedro Filipe Soares frisou o que o BE já conseguiu fechar nas negociações com o Governo e lançou duras críticas ao PSD

Do lado do BE, há vitórias que já se podem reclamar e batalhas que é preciso travar até sexta-feira, dia em que o Governo entregará a sua proposta de Orçamento do Estado. Foi esta a conclusão da reuniao que o BE teve com o Governo, ao início da tarde, para conhecer o documento.

À saída do encontro, o líder parlamentar dos bloquistas, Pedro Filipe Soares, acompanhado por Mariana Mortágua e Jorge Costa, lembrou que a reunião aconteceu num "contexto diferente" relativamente à altura em que o BE não tinha um relacionamento "tão próximo" com o Governo, uma vez que o partido já teve várias reuniões para discutir o orçamento nas últimas semanas.

Na categoria das vitórias do Bloco, entram os 400 milhões de desagravamento e o desdobramento de dois escalões no IRS, que ficaram "fechados na semana passada". Quanto às batalhas ainda por concluir, o líder parlamentar recordou temas como o aumento das pensões "não só para os mais idosos" e o adicional de IRC às empresas. E está bem encaminhado, garantiu, o descongelamento das carreiras até ao final da legislatura.

O BE aproveitou ainda para reagir às declarações do PSD à saída da sua reunião com o Governo, que acabara de acontecer. Confrontado com as declarações da delegação social democrata, que disse não ter tido grandes respostas e falou numa desaceleração da economia, Pedro Filipe Soares sublinhou que "o PSD com Maria Luís Albuquerque foi responsável por uma das maiores recessões da última década e não tem grande moral para falar", acusando o partido, ali representado por Maria Luís Albuquerque, Duarte Pacheco e António Leitão Amaro, de querer "criar complicações". "Nunca nos deixámos enganar por qualquer Excel das Finanças (...) O diabo nunca bateu à porta de ninguém, a não ser de Pedro Passos Coelho", acrescentou.