Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Santana Lopes é candidato a líder do PSD. Anúncio será formalizado em breve

José Carlos Carvalho

Pedro Santana Lopes já decidiu: será mesmo candidato à liderança do PSD contra Rui Rio. Falta definir o momento e modo do anúncio formal

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

Pedro Santana Lopes já tomou a sua decisão. Será mesmo candidato à presidência do PSD nas eleições diretas de 13 de janeiro. Falta apenas decidir quando, como e onde será feito o anúncio formal.

Sendo certo que Rui Rio entra oficialmente na corrida esta quarta-feira, numa declaração em Aveiro, e sendo certo também que, com o calendário aprovado no Conselho Nacional desta segunda-feira, os prazos são mais distendidos e implicam menos pressa.

Ao que o Expresso apurou, a decisão de Santana Lopes implica a sua saída do cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Nem os estatutos da SCML preveem a figura da suspensão de mandato, nem Santana veria como boa a possibilidade de disputar um cargo mantendo-se ligado a outro que é incompatível.

Tal como o Expresso noticiou esta segunda-feira, Santana Lopes já falou com o primeiro-ministro António Costa e com o ministro Vieira da Silva. Já começou igualmente a fazer convites para a sua estrutura de campanha.