Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo deu posse a oito novos secretários de Estado

José Caria

Os oito novos secretários de Estado prometeram "cumprir com lealdade as funções que lhe são confiadas", assinando depois o auto da posse

Oito secretários de Estado tomaram posse esta sexta-feira numa cerimónia rápida que decorreu no Palácio de Belém e que oficializou a maior mudança, até agora, na composição do atual Governo.

Cada um dos novos secretários de Estado prometeu "cumprir com lealdade as funções que lhe são confiadas", assinando depois o auto da posse. Não houve declarações por parte de qualquer governante.

Os novos governantes tomaram posse na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, e da maioria dos ministros do XXI Governo, numa cerimónia realizada na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa e de que durou perto de sete minutos.

No XXI Governo Constitucional foram alterados os titulares de sete secretarias de Estado de cinco ministérios, tendo sido ainda criada uma nova secretaria de Estado, a da Habitação.

Os novos secretários de Estado são: Ana Paula Zacarias (Assuntos Europeus), Eurico Brilhante Dias (Internacionalização), Tiago Antunes (Presidência do Conselho de Ministros), Maria de Fátima Fonseca (Administração e Emprego Público), António Mendonça Mendes (Assuntos Fiscais), Ana Teresa Lehmann (Indústria), Miguel Freitas (Florestas e Desenvolvimento Rural) e Ana Pinho (Habitação).

Esta que foi a terceira e maior recomposição do XXI Governo, em funções desde 26 de novembro de 2015, alterou agora os titulares de sete secretarias de Estado de cinco ministérios, criando ainda uma nova secretaria de Estado, a da Habitação, na dependência do ministro do Ambiente.