Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ana Pinho deverá ser a nova secretária de Estado da Habitação

Marcos Borga

António Mendonça Mendes nos Assuntos Fiscais. Margarida Marques deixa os Assuntos Europeus, entra Ana Paula Zacarias. Eurico Brilhante Dias apontado para a secretaria de Estado da Internacionalização. A tomada de posse dos novos secretários de Estado será esta sexta-feira

Ana Pinho, arquiteta e colaboradora na Augusto Mateus e Associados deverá ser a nova secretária de Estado da Habitação, soube o Expresso.

António Mendonça Mendes, presidente da Federação de Setúbal do PS e irmão da secretária-geral-adjunta do PS, deverá ser o próximo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em substituição de Fernando Rocha Andrade.

Ana Paula Zacarias, por seu lado, deverá ser a nova secretária de Estado dos Assuntos Europeus, substituindo Margarida Marques, apurou o Expresso. A futura governante é diplomata de carreira e foi vice-presidente do Instituto Camões.

A substituição de Margarida Marques - que há ano e meio foi uma das secretárias de Estado mais destacadas do elenco governativo - era comentada nos bastidores governamentais desde o início da semana, sobretudo devido ao mal-estar que existiria entre a secretária de Estado e o ministro Augusto Santos Silva. Por outro lado, é-lhe apontado o mau desempenho de Portugal em termos de transposição de diretivas comunitárias, matéria em que o país caiu muitos lugares no ranking europeu. Em nota enviada ao Expresso, durante esta tarde, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garante que "esse mal-estar não existiu nem existe".

Em declarações ao “Diário de Notícias”, Margarida Marques afirmou que não fui ela que pedi a demissão.“ Foi o primeiro-ministro que entendeu que eu já não era necessária no Governo.”

Por outro lado, a pasta da Internacionalização, até agora tutelada por Jorge Oliveira, deverá ser entregue a Eurico Brilhante Dias. O gestor, que foi porta-voz do PS no tempo de António José Seguro, era um dos poucos "seguristas" da atual bancada parlamentar do PS.

Ana Teresa Lehmann, professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, deverá substituir João Vasconcelos na pasta da Indústria.

O primeiro-ministro vai entregar esta tarde ao Presidente da República a lista dos novos secretários de Estado e até lá não há confirmação oficial de nenhum nome por parte do gabinete do primeiro-ministro.

Tiago Antunes vai ser o novo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, segundo edição impressa da Visão desta quinta-feira, tomando posse com os restantes novos secretários de Estado na cerimónia que o Expresso apurou que irá ter lugar na sexta-feira.

Tiago Antunes foi o nome escolhido para substituir Miguel Prata Roque. Ambos são juristas, formados na Universidade de Direito de Lisboa.

Tiago Antunes foi chefe do gabinete de João Almeida Ribeiro, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, no segundo governo de José Sócrates (2009-2011). No primeiro governo de Sócrates (2005-2009), foi adjunto de Filipe Baptista, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro. Era atualmente assistente do eurodeputado Pedro Silva Pereira.

(Notícia atualizada)

  • Costa encerra crise política com “ajustamento” no Governo

    Remodelação alargada? Nem vê-la! Ministra da Administração Interna e ministro da Defesa estão para ficar, porque Costa “obviamente não” os demite. Saída de secretários de Estado e criação de uma nova secretaria de Estado da Habitação são as únicas mexidas no Governo, a anunciar esta quinta-feira ao Presidente da República. Primeiro-ministro foi ao debate do Estado da Nação, no Parlamento, mostrar que está tudo bem no seu Executivo. Um “ajustamento” retira significado à crise