Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Jerónimo de Sousa: “Não venham pedir-me mais comissões parlamentares”

PAULO CUNHA

O PCP (como o BE) discorda do modelo escolhido por António Costa para averiguar as causas da tragédia de Pedrógão

O PCP está contra a adesão do Governo à proposta do PSD para que seja uma comissão de inquérito independente a investigar, a partir do Parlamento, as causas da tragédia de Pedrógão.

Em declarações à Lusa, Jerónimo de Sousa foi claro: "Não me venham pedir-nos mais comissões. Não será uma equipa de técnicos, quem sabe independentes da Assembleia da República mas dependentes de interesses em presença, a vir agora descobrir a pólvora".

Na opinião do líder comunista, também é um erro António Costa aceitar "a chantagem" para que o Parlamento aprove nova legislação para a floresta em tempo recorde. Os comunistas defendem que "é uma ilusão, mesmo um logro" pensar que as medidas propostas pelo Governo e já no Parlamento "são a varinha mágica", quando os "verdadeiros problemas são a falta de investimento e o desmantelamento de estruturas e serviços".

  • PCP diz que catástrofe dos incêndios podia ter sido evitada

    Jerónimo de Sousa diz que a catástrofe dos incêndios na última semana podia ter sido evitada se tivessem sido ouvidas as soluções propostas pelos comumistas. Em Vila Real de Santo António, o secretário-geral do PCP criticou as políticas seguidas nos últimos anos que levaram a fortes assimetrias regionais e à desertificação