Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Nem Lisboa, nem Porto: alemães dizem que Agência do Medicamento vai para Lille

Fabrizio Bensch / Reuters

Já há um pré-acordo entre Alemanha e França sobre as duas agências europeias que terão que sair do Reino Unido. A notícia está a ser avançada, esta quinta-feira, por vários meios de comunicação social alemães

Nem Lisboa, nem Porto. Afinal, já há acordo para que a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla original) se mude de Londres para Lille, em França. Meios de comunicação social alemães dão esta quinta-feira como certa a existência de uma decisão tomada entre os Governos de Merkel e Macron para a EMA se mudar para aquela cidade francesa, enquanto a Autoridade Bancária Europeia deverá ser transferida para Frankfurt, na Alemanha.

O semanário alemão “Wirtschaftswoche”, que cita fontes da União Europeia, escreve que “a Comissão Europeia tinha proposto um processo em que a escolha do local seria feita de acordo com critérios fixos”. Mas Alemanha e França já terão feito entre si a partilha, sendo que a decisão só será anunciada formalmente numa cimeira a realizar-se, provavelmente, em outubro.

Os critérios para a decisão final serão apresentados ao final do dia desta quinta-feira no Conselho Europeu.

Pelo menos, duas dezenas de países já manifestaram o interesse em acolher a EMA, entre os quais Portugal, sendo que ainda não é certo se a cidade candidata será Lisboa ou Porto. As candidaturas oficiais têm que ser entregues até dia 31 de julho.