Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Sondagem: Rui Moreira à beira da maioria absoluta no Porto

Lucília Monteiro

O estudo de opinião sobre as autárquicas no Porto decorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio, já depois de Rui Moreira ter deixado cair o apoio do PS e os socialistas terem avançado com o nome de Manuel Pizarro como candidato do partido à presidência da Câmara

Rui Moreira, candidato independente à Câmara Municipal do Porto, está à beira da maioria absoluta, mostra o estudo de opinião da Eurosondagem feito para o Expresso e a SIC. Com 44,8% das intenções de voto, Moreira está 5,6 pontos percentuais acima do resultado das últimas eleições autárquicas em 2013. Logo a seguir está o candidato socialista Manuel Pizarro, com 22,2% dos votos (0,5 pontos abaixo dos resultados das eleições anteriores)

Este inquérito decorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio, já depois de Rui Moreira ter deixado cair o apoio do PS (a 5 de maio) e de os socialistas, no dia seguinte, terem avançado com o nome de Manuel Pizarro como candidato do partido à autarquia do Porto.

A sondagem aponta para que, se as eleições fossem hoje, Rui Moreira conseguisse conquistar 6 ou 7 mandatos, enquanto o socialista Manuel Pizarro obtivesse três mandatos.

Logo a seguir, em terceiro lugar nas intenções de voto, surge Álvaro Almeida, candidato do PSD, com 15,1% e dois mandatos, 6 pontos percentuais abaixo do resultado das autárquicas anteriores.

A candidata da CDU, Ilda Figueiredo, surge na quarta posição (6,9% dos votos, menos 0,5 pontos que em 2013), seguida por João Semedo, do BE, com 6% - uma percentagem 2,4 pontos acima do resultado do Bloco nas últimas autárquicas. Se assim for, os comunistas conseguiriam obter um mandato e os bloquistas ficariam entre um ou nenhum mandato.