Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Porto e Brasil acolhem celebrações do 10 de Junho

Despacho publicado esta terça-feira no “Diário da República” estabelece ainda que a organização das comemorações deste ano do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será presidida pelo professor e investigador Manuel Sobrinho Simões

Sobrinho Simões presidirá às comemorações deste ano do Dia de Portugal

Sobrinho Simões presidirá às comemorações deste ano do Dia de Portugal

Rui Duarte Silva

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebram-se este ano no Porto e no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, informa esta terça-feira o "Diário da República".

De acordo com o despacho publicado no diário oficial, é designado "o Porto como sede das comemorações, em 2017, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estendendo-se as celebrações às comunidades portuguesas no Rio de Janeiro e em São Paulo".

Fonte da Presidência da República adiantou à agência Lusa que a 9 e 10 de junho as comemorações decorrem no Porto, devendo Marcelo Rebelo de Sousa viajar ainda no dia 10 para o Brasil, regressando a Lisboa no dia 12. O primeiro-ministro António Costa também estará presente nas comemorações no Porto e no Brasil.

O mesmo despacho publicado em "Diário da República" estabelece que a organização das comemorações é presidida pelo professor e investigador Manuel Sobrinho Simões.

O Presidente da República prometeu em 22 de setembro do ano passado, em Newark, nos Estados Unidos da América, que iria estar com o primeiro-ministro fora do país a comemorar o 10 de Junho junto das comunidades portuguesas "ano após ano". Inicialmente, Marcelo Rebelo de Sousa tinha anunciado a intenção de celebrar o Dia de Portugal fora do país de dois em dois anos.