Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

CGD. Nogueira Leite confirma convite de Passos para ser presidente

Tiago Miranda

Nogueira Leite disse esta tarde que depois de Passos Coelho recebeu o convite formal do então ministro das Finanças, Vítor Gaspar, para liderar a Caixa

O antigo vice-presidente da CGD António Nogueira Leite revelou esta quarta-feira que Pedro Passos Coelho (primeiro-ministro do Governo PSD/CDS) o convidou para liderar o banco público, só percebendo que ia ser vice-presidente quando recebeu o convite formal de Vítor Gaspar.

"O primeiro convite foi do senhor primeiro-ministro [Passos Coelho] e depois recebi o convite formal do ministro das Finanças [Vítor Gaspar]", afirmou Nogueira Leite durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Questionado pelos deputados, Nogueira Leite confirmou que o convite que lhe foi endereçado por Passos Coelho era para ser presidente da comissão executiva e que só se apercebeu que ia ser vice-presidente com o convite formal de Vítor Gaspar.

José de Matos, oriundo do Banco de Portugal, foi o escolhido para a presidência do banco estatal.

Nogueira Leite entrou para a equipa de gestão da CGD em julho de 2011 e pediu a demissão em dezembro de 2012, com a saída a consumar-se em janeiro de 2013.