Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

CDS pede esclarecimentos ao Governo sobre cancelamento de conferência de Nogueira Pinto

Marcos Borga

Temo Correia considera que “não é aceitável" o cancelamento da conferência do politólogo Jaime Nogueira Pinto na Universidade Nova de Lisboa, até pela “tradição universitária, que deve ser pluralista, de ouvir opiniões contrárias”

O CDS-PP pediu esta terça-feira esclarecimentos ao Governo sobre o cancelamento de uma conferência com o politólogo Jaime Nogueira Pinto na Universidade Nova de Lisboa, que considerou um "ataque à liberdade de expressão e ao pluralismo democrático".

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, o deputado do CDS-PP Telmo Correia disse que o partido enviou requerimentos aos ministros da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, e ao ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, que tem "a tutela das matérias de cidadania" em que pergunta o que está a ser feito para evitar situações futuras.

"Não estamos no PREC [Processo Revolucionário em Curso], não podemos viver num país onde as pessoas não podem emitir a sua opinião", sublinhou.

Para Telmo Correia, "não é aceitável" o cancelamento da conferência, até pela "tradição universitária, que deve ser pluralista, de ouvir opiniões contrárias".

A conferência-debate estava anunciada na página da rede social Facebook do movimento Nova Portugalidade e marcada há cerca de duas semanas para se realizar hoje às 18h30 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa mas foi cancelado a pouco mais de 24 horas da hora marcada, escreve o jornal Observador.

Em declarações ao Observador, Jaime Nogueira Pinto, convidado pelo núcleo de alunos da FCSH ligado à Nova Portugalidade para a conferência intitulada "Populismo ou Democracia: O Brexit, Trump e Le Pen em debate", disse que foi o próprio diretor da faculdade que o informou da decisão, alegando questões de segurança.

A associação de estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova disse hoje que o pedido de cancelamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto surge na sequência de uma moção à qual a associação ficou vinculada.