Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PSD acusa Ferro Rodrigues de “conivência ativa” com a maioria

O deputado social-democrata Marques Guedes diz que “a maioria ensaia agora a imposição de um clima de asfixia parlamentar” e fala em “episódios de baixa política, tiques de autoritarismo e totalitarismo”, deixando uma crítica ao Presidente da Assembleia da República

O PSD considera que a maioria está a "ensaiar uma imposição de um clima de asfixia parlamentar" na Assembleia da República, contando com "a conivência ativa do Presidente da Assembleia", segundo disse esta quinta-feira o deputado social-democrata Marques Guedes, no final do debate parlamentar.

O deputado critica a "pouca consideração do Governo pela concertação", mas vai mais longe. "A mais grave e perigosa das derivas é o atropelo ao regular funcionamento da Assembleia da República, que hoje vivemos."

"De forma insidiosa, e com a conivência ativa do Presidente da Assembleia, é preciso dizê-lo, depois dos episódios de baixa política, tiques de autoritarismo e totalitarismo, a maioria ensaia agora a imposição de um clima de asfixia parlamentar, em que os elementares deveres constitucionais, da fiscalização dos atos do Governo e, até, o último reduto de direitos da oposição para a exercer - os direitos potestativos - são bloqueados e vilipendiados", afirmou.

Marques Guedes vê nessa atitude uma tentativa de o Governo "reduzir o Parlamento a uma câmara de branqueamento dos erros e de encobrimento das responsabilidades na ação governativa". E conclui: "Saiba que não nos resignamos, nem pactuaremos, com essa asfixia."

Esta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa irá almoçar com Ferro Rodrigues em Belém, antes de receber a líder do CDS que anunciou querer denunciar coisas "graves". Foi no debate quinzenal, na quarta-feira, que Assunção Cristas denunciou que "a maioria de esquerda unida oprime a direita" – com a conivência de Ferro Rodrigues, como explicaria logo a seguir o líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães – e que ela própria levaria o assunto ao Presidente da República.