Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo convoca Conselho de Estado sobre comércio internacional

Marcos Borga

"Onde há um risco muito grande com Trump é no comércio", avisou Paulo Portas. Marcelo concorda e quer ouvir os conselheiros.

Marcelo Rebelo de Sousa já escolheu o tema para a próxima reunião do Conselho de Estado que, de acordo com o ritmo trimestral que escolheu, será em março. Desta vez, para discutir o "comércio internacional".

"De três em três meses há Conselho de Estado e desta vez, de facto, o Conselho de Estado vai ser sobre um tema que é particularmente atual que é o problema do comércio internacional", confirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas no fim de uma visita a idosos, em Lisboa.

Sublinhando que o comércio internacional "é uma das facetas da globalização", o Presidente da República referiu que serão abordados "os novos desafios que se colocam no domínio do comércio internacional a pensar na posição de Portugal na Europa, mas também no mundo".

A eleição de Donald Trump e a linha de protecionismo seguida pelo novo Presidente dos EUA será um dos pontos em análise. Paulo Portas, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, deixou o alerta: "Onde háum risco muito grande com Trump é no comércio".