Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo almoçou com seis ex-adversários e falou com Marisa Matias por vídeochamada

José Carlos Carvalho

O chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém os ex-candidatos presidenciais Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém, Paulo de Morais, Henrique Neto, Jorge Sequeira e Tino de Rans. Só faltaram Edgar Silva e Cândido Ferreira, além da eurodeputada do BE

Marcelo Rebelo de Sousa, eleito Presidente da República há um ano, assinalou a data com um almoço com seis ex-adversários e falou por Skype com a eurodeputada Marisa Matias, que não pôde estar presente.

O chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém os ex-candidatos presidenciais António Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém Roseira, Paulo de Morais, Henrique Neto, Jorge Sequeira e Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, durante cerca de uma hora e meia. No final do almoço, tiraram uma fotografia de grupo, na varanda do palácio.

A conversa com Marisa Matias aconteceu antes do almoço e foi registada em vídeo e divulgada na página da Presidência da República na internet. Nesse vídeo, Marcelo deseja à eurodeputada do Bloco de Esquerda "boa sorte para a sua longuíssima vida política" e agradece-lhe pela campanha que fez em 2016.

"Muito obrigada por aquela campanha, e pelo contributo que deu a Portugal e está a dar a Portugal", afirma o Presidente no final da conversa, que durou cerca de três minutos. "Obrigada a si também", responde Marisa Matias, a partir de Bruxelas, onde tinha trabalhos do Parlamento Europeu.

Os ex-candidatos presidenciais Edgar Silva e Cândido Ferreira também não puderam estar presentes no almoço desta terça-feira no Palácio de Belém, o primeiro devido a afazeres políticos regionais e o segundo por se encontrar no estrangeiro.