Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PS, PSD e CDS-PP chumbam terça-feira de Carnaval como feriado obrigatório

Ana Baião

Para o deputado socialista Luís Soares, a tolerância de ponto que é concedida neste dia “é suficiente”

O parlamento rejeitou esta quinta-feira projetos do partido "Os Verdes" e do PAN para que a terça-feira de Carnaval fosse feriado nacional obrigatório, com os votos contra de PS, PSD e CDS-PP e favoráveis das restantes bancadas.

Igualmente rejeitado - com votos contra de PS, PCP, BE, PEV e PAN e abstenção do CDS-PP - foi o projeto de resolução do PSD que remetia para a concertação social a negociação de quais os feriados obrigatórios que poderiam ser gozados na segunda-feira seguinte.

No debate destes projetos, que se realizou na quarta-feira, o PS já tinha anunciado o chumbo aos projetos de lei de "Os Verdes" e do PAN, argumentando que já foram repostos quatro feriados "retirados" pelo PSD.

"A tolerância de ponto que Governo e administração pública a nível local [podem ou não dar] é suficiente para valorizar esta festividade. Em matéria de feriados o PS já fez o que lhe competia, repondo quatro feriados que o PSD retirou aos portugueses", advogou o deputado socialista Luís Soares, na discussão dos projetos de lei.