Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PCP apresenta proposta de anulação da descida da TSU contra “benesse aos grupos económicos”

Luis Barra

Jerónimo de Sousa anuncia entrega de apreciação parlamentar para anular baixa da TSU e vai propor em alternativa aumento das contribuições para a Segurança Social de várias empresas

Helena Pereira

Helena Pereira

Editora de Política

Minutos depois de estar publicado em Diário da República o decreto de baixa da TSU, o secretário-geral do PCP anunciou a entrega da apreciação parlamentar para anular esta medida. "A cedência à chantagem do patronato que exige contrapartidas para o aumento do salário mínimo é inaceitável", lê-se no pedido do PCP, que considera a baixa da TSU, acordada em concertação social no âmbito do aumento do salário mínimo nacional, "uma benesse aos grupos económicos" e "um incentivo à política de baixos salários".

O texto foi distribuído aos jornalistas durante a intervenção de Jeronimo de Sousa, no debate quinzenal com o primeiro-ministro. Segundo o PCP, o caminho deve ser o de diversificação das fontes de financiamento da segurança social, designadamente, "através do contributo das empresas com lucros significativos é um número reduzido de trabalhadores".