Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo sobre descida da TSU: “Prefiro não comentar cenários”

Marcos Borga

Chefe de Estado diz que se deve esperar para ver se há debate sobre a Taxa Social Única e qual é a decisão resultante, quando questionado sobre a hipótese de ser requerida a apreciação parlamentar do diploma e de a descida do imposto ser chumbada

O Presidente da República considerou esta quinta-feira que se deve esperar para ver se há ou não debate parlamentar sobre a descida da taxa social única (TSU) paga pelos empregadores para os salário mínimo e, havendo, qual a decisão que dele resulta.

Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre este assunto depois de ter discursado na sessão de abertura do 4.º Congresso dos Jornalistas, no cinema São Jorge, em Lisboa.

Questionado sobre a possibilidade de ser requerida a apreciação parlamentar do diploma e de a descida da TSU ser inviabilizada, o chefe de Estado respondeu: "Eu prefiro não comentar cenários. Penso que devemos esperar para ver o que se passa, se há ou não debate parlamentar, e qual é a decisão desse debate".

"Eu acompanho com atenção o que se passa, mas prefiro não me pronunciar neste momento", acrescentou.

O Presidente da República defendeu que "não falar é preferível a falar, neste momento" e reiterou: "Vamos esperar pelos acontecimentos".