Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo recebe personalidades estrangeiras no adeus a Soares

José Carlos Carvalho

Pelo Palácio de Belém vão passar o Presidente do Brasil, o rei de Espanha, o presidente do Parlamento Europeu e o Presidente de Cabo Verde. Marcelo Rebelo de Sousa acompanhará cortejo fúnebre

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber em Belém as várias entidades estrangeiras que hoje estarão em Lisboa para as cerimónias fúnebres de Estado de Mário Soares.

Pelas 10h30, o Presidente da República recebe o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. Pelas 11h, será a vez do Presidente da República do Brasil, Michel Temer; pelas 11h30, o Rei de Espanha, Felipe VI; e pelas 12h00, outras personalidades estrangeiras que igualmente vêm ao funeral, entre elas o presidente da Guiné Bissau, o presidente da Assembleia Nacional angolana, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba.

Os antigos primeiro-ministro francês Lionel Jospin, presidente do Brasil José Sarney e presidente da Comissão Europeia Jacques Santer também estarão presentes, bem como o ex-presidente do Governo espanhol e ex-líder do PSOE, Felipe Gonzalez.

Às 12h45, Marcelo participa na cerimónia de homenagem ao ex-Presidente da República, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, onde discursará depois de se ouvir a gravação das palavras proferidas por Mário Soares naquele mesmo espaço, durante a cerimónia que assinalou a adesão de Portugal à CEE.

Depois da cerimónia dos Jerónimos, que inclui interpretações musicais por parte do coro e da orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos, e discursos dos filhos de Mário Soares, João e Isabel, o Presidente da República acompanhará o cortejo fúnebre até ao Cemitério dos Prazeres.

Pelas 18h, de regresso a Belém, Marcelo ainda receberá o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.