Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Guterres: “Morreu o protagonista maior do valor primeiro que nos guia – a liberdade!”

\302\251 Denis Balibouse / Reuters

O secretário-geral das Nações Unidas enviou mais uma mensagem de homenagem a Mário Soares (já o tinha feito no sábado, no dia da morte do fundador do PS), que foi inserida no livro de condolências que está na sede do partido, no Largo do Rato, em Lisboa

Ana Baptista

Ana Baptista

Jornalista

O secretário-geral da Nações Unidas, António Guterres, voltou a deixar uma mensagem de homenagem a Mário Soares, enviada de Nova Iorque, onde fica a sede da organização.

A nota está disponível no site do PS (aqui) e foi ainda inserida no livro de condolências que está disponível na sede do Partido Socialista, no Largo do Rato, em Lisboa.

"O falecimento de Mário Soares deixa-nos a todos uma enorme mágoa. Como declarei quando recebia a notícia, foi com profunda emoção e um agudo sentimento de perda que soube que Mário Soares já não estava fisicamente entre nós", escreveu.

E acrescenta: "Embora à distância, tenho assistido comovido às sentidas homenagens que têm sido prestadas a Mário Soares por parte de inúmeros concidadãos nossos que atestam bem quão querido, quão importante e quão marcante foi Mário Soares para o povo português. Mas é em nós, socialistas, que a saudade é mais funda porque morreu o nosso fundador, o amigo, o eterno militante número um do nosso partido, o companheiro de tantas batalhas e o protagonista maior do valor primeiro que nos guia – a liberdade!"

António Guterres termina, escrevendo: "Obrigado Mário Soares por tanta entrega ao País e aos portugueses através do Partido Socialista. O teu legado é também património nosso e a garantia de que permaneceremos sempre um Partido de homens e mulheres livres que saberão honrar e defender os valores da democracia aos quais, com coragem, dedicaste toda uma vida".