Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Louçã: “Foi sempre muito corajoso e determinado”

Francisco Louçã durante o discurso desta tarde na convenção do Bloco de Esquerda, em Lisboa

Marcos Borga

Para o líder histórico do Bloco de Esquerda, Mário Soares “nunca se deixou reduzir às circunstâncias e lutou para mudar o que estava à sua volta”

Mário Soares "sempre muito corajoso e determinado", afirmou Francisco Louçã, ex-coordenador do BE, em declarações à SIC.

Para o conselheiro de Estado, Soares caracterizou-se sempre por uma “força de vontade e pela capacidade de ação”. O fundador do PS, que morreu neste sábado, “nunca se deixou reduzir às circunstâncias e lutou para mudar o que estava à sua volta”, salientou ainda Louçã.

“Soares percorreu as encruzilhadas e fez as suas escolhas”, mostrando “o papel extraordinário que pode ter a vontade”, afirmou à SIC o líder histórico do BE.

Para Louçã, contudo, Soares também foi o político que mostrou “contradições ao longo do tempo”. Foi um “primeiro-ministro impopular”, que governou o país com “políticas de austeridade e com o FMI”; e foi igualmente “um Presidente da República imensamente popular”.

Esta ambivalência era, de resto, reconhecida por Soares, segundo a evocação feita por Francisco Louçã. “Ele costumava dizer: 'Toda a gente votou por mim e toda a gente votou contra mim em algum momento'”.