Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo chama autarcas a Belém e dá-lhes música

José Caria

Presidente chamou os 308 presidentes de câmara a Belém e vai oferecer-lhes um concerto de Carlos do Carmo. Em ano de autárquicas, Marcelo não quer ser envolvido e arruma assim os inúmeros convites de tinha para visitar autarquias

Sábado à tarde, Marcelo Rebelo de Sousa espera receber no Palácio de Belém os 308 presidentes de câmara que convidou para um concerto de fim de dia. A ementa musical é fado, o artista é Carlos do Carmo e a ideia é um achado para o Presidente da República arrumar os autarcas até às próximas eleições locais.

Em ano de autárquicas, Marcelo não quer ser envolvido na campanha e fugirá o mais possível de encontros com presidentes locais. Mas como tinha inúmeros convites para visitar concelhos daqui até ao próximo outono, quando as eleições se realizam, resolveu dar a volta ao texto.

A 10 de dezembro, num encontro com dirigentes da Associação Nacional de Municípios em Coimbra, decidiu aproveitar as comemorações dos 40 anos do poder local democrático para chamar todos a Belém. É o que acontecerá sábado, pelas 18h.

Primeiro, uma reunião entre o Presidente da República e os mais de 300 presidentes camarários. Depois um discurso do PR e outro do presidente da Associação Nacional dos Municípios, Manuel Machado. E por fim o concerto de Carlos do Carmo.

Não estando disponível para se deixar envolver na guerra das autárquicas, que ele próprio admitiu poder abrir caminho a um novo ciclo na cena política nacional, Marcelo Rebelo de Sousa também não quis esquecer o assunto. Apostado em valorizar o poder local, o PR dedica-lhes um misto de homenagem de Estado e de festa. Antes de se despedir ... até para o ano.