Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Mário Soares recebe treino específico para deixar Cuidados Intensivos

© Miguel Vidal / Reuters

Porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha diz que “ainda não é possível ter ideia de quando o ex-Presidente vai abandonar” a unidade hospitalar

A situação clínica de Mário Soares mantém-se “estável” e o antigo Presidente da República começa a receber treino específico para poder passar da Unidade de Cuidados Intensivos para um quarto no Hospital da Cruz Vermelha (HCV), informou esta tarde o hospital.

De acordo com o porta-voz José Barata, a equipa médica que acompanha Mário Soares entende que o prognóstico ainda é “reservado”, não sendo seguro que o antigo chefe de Estado possa sair já dos Cuidados Intensivos.

“O Dr. Mário Soares está estável, mas precisa de ter todos os cuidados nesta situação”, disse José Barata, acrescentando que o líder histórico do PS começou esta manhã a fazer fisioterapia e treino alimentar, de forma a ter mais autonomia, para poder passar para um quarto da unidade hospitalar.

José Barata reiterou que o boletim clínico de domingo já referia que o antigo Presidente da República sabe onde está internado e já consegue interagir, “recuperando lentamente a consciência”.

Questionado sobre se Mário Soares poderá passar o Natal em casa, o porta-voz do hospital respondeu que “não é possível ainda ter ideia de quando o ex-Presidente vai abandonar o Hospital da Cruz Vermelha”.

Mário Soares, de 92 anos, está internado desde a madrugada de terça-feira naquela unidade hospitalar, na sequência de uma indisposição.