Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo condena “bárbaro ataque” em Berlim

José Carlos Carvalho

Numa menagem enviada ao Presidente Alemão, o chefe de Estado português condena “de forma veemente, este bárbaro ataque”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu esta segunda-feira ao seu homólogo alemão, Joachim Gauck, a condenar o “bárbaro ataque”, num mercado de Natal, em Berlim, que provocou nove mortos, e transmitiu-lhe solidariedade e pesar.

"Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do ataque com um camião que ocorreu hoje, ainda há pouco, em pleno mercado de Natal, em Berlim, provocando vítimas mortais e inúmeros feridos. Condeno, de forma veemente, este bárbaro ataque", afirmou o chefe de Estado português.

Na mensagem dirigida a Joachim Gauck, divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou: "Neste momento difícil, quero transmitir-lhe, senhor Presidente, em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo alemão e, de modo particular, para com as famílias das vítimas a quem dirigimos, através de vossa excelência, os sentimentos do nosso sentido pesar".

Hoje, pelas 20h15 locais (19h15 em Lisboa), um veículo pesado entrou numa zona pedonal de um mercado de Natal em Berlim, causando nove mortos e dezenas de feridos, informou a polícia alemã.