Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo condecora Macieira Fragoso

Manuel Almeida / Lusa

O Presidente da República respeita a tradição seguida nos últimos anos e vai condecorar o até agora chefe militar da Armada, Macieira Fragoso. Logo a seguir, dá posse ao seu sucessor Silva Ribeiro

Carlos Abreu

Jornalista

O Presidente da República vai condecorar este sábado ao meio-dia, no Palácio de Belém, o almirante Macieira Fragoso que concluiu esta sexta-feira o seu mandato de três anos na chefia do Estado-Maior da Armada, não tendo sido reconduzido pelo Governo.

Fragoso será distinguido com uma Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo, concedida por “destacados serviços prestados no exercício das funções em cargos de soberania”.

Idêntico galardão foi atribuído, por exemplo, ao antigo chefe do Estado-Maior da Força Aérea entre 2011 e 2016, general José Pinheiro, e aos 17.º, 18.º e 19.º chefes dos Estado-Maior-General das Forças Armadas, respetivamente, o almirante Mendes Cabeçadas (Armada); o general Valença Pinto (Exército); e o general Luís Araújo (Força Aérea).

Concluída esta cerimónia, segue-se de imediato, pelas 12h30, a tomada de posse do novo Chefe de Estado-Maior da Armada, o vice-almirante Silva Ribeiro, que deixa vago o lugar de diretor-geral da Autoridade Marítima Nacional e Comandante-Geral da Polícia Marítima.