Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Lacerda Machado ajuda Costa também no dossiê do ‘banco mau’

Marcos Borga

Primeiro-ministro revelou durante a entrevista à RTP outras das matérias em que o advogado está a prestar assessoria ao Governo

Helena Pereira

Helena Pereira

Editora de Política

António Costa revelou esta segunda-feira, em entrevista à RTP1, que Diogo Lacerda Machado também o está a assessorar no dossiê do 'banco mau'. "Está a assessorar-me em matérias várias desde os lesados do BES até à resolução da situação dos empréstimos não performativos da banca", afirmou, referindo-se ao crédito mal parado.

A ligação de Lacerda Machado ao Governo esteve envolta em polémica pois este advogado e ex-secretário de Estado estava a ajudar o Governo em três dossiês sem ter qualquer vínculo contratual: lesados do BES, BPI e privatização da TAP. Em abril, o Governo acabou por assinar contrato para prestação de serviços como jurista (por 2000 euros mensais), embora Costa tivesse sublinhado que era "um dinheiro que podia não ser gasto" pois Lacerda Machado estava disponível para ajudar o Executivo a título gratuito.

"Tem colaborado comigo em várias matérias. Nunca percebi por que razão havia esta curiosidade com isso. Ele é meu colaborador. Trata dos assuntos que eu o encarreguei de tratar. Quer saber de que tratam todos os meus outros colaboradores?", acrescentou ainda Costa, durante a entrevista de ontem à RTP.