Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo convoca Conselho de Estado sobre “O futuro da Europa”

José Caria

Presidente convocou conselheiros para dia 20. Antes do fim do ano, Marcelo quer repor a Europa no centro da agenda

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para dia 20. Antes do fim do ano e num contexto de importantes e imprevisíveis eleições presidenciais em vários países da União, o Presidente da República quer repôr os temas europeus no centro da agenda política.

Esta será a quarta reunião dos conselheiros na era Marcelo. A primeira foi a 7 de Abril, com o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, como convidado, para falar da situação financeira e económica europeia.

A 11 de julho, Marcelo voltava a reunir o Conselho, também tendo como tema a situação política internacional e as suas incidências em Portugal. Na altura, estava-se no rescaldo do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia e das eleições legislativas em Espanha.

A meio de setembro, nova reunião, desta vez sobre a "Situação política, económica e financeira internacional e seus reflexos em Portugal num quadro de curto, médio e longo prazo".

Ainda em campanha eleitoral, o atual Presidente da República prometeu imprimir às reuniões do Conselho de Estado um ritmo trimestral.