Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Jerónimo: Fidel é “exemplo de uma vida consagrada aos ideais da liberdade”

Na década de 1970 o então Presidente de Cuba Fidel de Castro esteve com o então secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal

DR

Para o secretário-geral do PCP, a “melhor forma de honrar a memória do camarada Fidel Castro, é prosseguir a luta pelos ideais e o projeto a que se consagrou até ao fim da sua vida”

“Perante o falecimento do camarada Fidel Castro, o Comité Central do PCP expressa os seus sentimentos de profundo pesar e transmite ao Comité Central do Partido Comunista de Cuba e por seu intermédio a todos os comunistas, ao povo de Cuba, ao camarada Raul Castro e restante família de Fidel os sentidos pêsames e a solidariedade dos comunistas portugueses”, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, numa breve comunicação.

“A melhor forma de honrar a memória do camarada Fidel Castro, é prosseguir a luta pelos ideais e o projeto a que se consagrou até ao fim da sua vida, é fortalecer a solidariedade com Cuba e a sua revolução socialista exigindo o incondicional respeito pela soberania da Ilha da Liberdade, o imediato fim do criminoso bloqueio norte-americano e a restituição ao povo cubano de Guantánamo”, acrescentou Jerónimo.

O comité central do PCP está reunido este sábado e domingo para preparar o XX Congresso. Numa breve intervenção, Jerónimo de Sousa, quis manifestar a "solidariedade" e condolências aos comunistas, povo de Cuba e familiares do falecido "camarada" Fidel Castro, acrescentando que a melhor homenagem "é prosseguir a luta" pela "liberdade", "paz" e "socialismo".

“Neste momento de tristeza para os comunistas, revolucionários e progressistas de todo o mundo, o PCP presta homenagem à sua excecional figura de patriota e de revolucionário comunista evocando o exemplo de uma vida inteiramente consagrada aos ideais da liberdade, da paz e do socialismo", afirmou o secretário-geral do PCP, evocando episódios da guerrilha e da Revolução Cubana, protagonizada por Castro.

Jerónimo deu os parabéns a Fidel em agosto

No site do PCP está disponível uma nota publicada em agosto deste ano, “por ocasião do 90º aniversário de Fidel Castro”. O secretário-geral do PCP enviou então uma mensagem ao líder histórico da revolução cubana “onde valoriza a sua vida de revolucionário e comunista inteiramente dedicada à luta pela liberdade, soberania e progresso social do seu povo e à causa libertadora dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo”.

Nessa ocasião, Jerónimo de Sousa destacou o papel que representa para o mundo a “revolução cubana e a construção em Cuba de uma sociedade socialista”, e mencionou o que considera ser a ação dos “comunistas e do povo cubanos em defesa da soberania da sua pátria e no prosseguimento da sua revolução socialista e pelo fim do criminoso bloqueio imperialista”.