Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo anuncia discursos em língua gestual

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Chefe de Estado lembrou que a língua gestual portuguesa o terceiro idioma do país, a par da língua portuguesa e o mirandês. “Nós somos todos diferentes, e essa é a nossa força”, sublinhou

O Presidente da República recebeu esta terça-feira em Belém a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, aplaudiu o grupo "Mãos que cantam" e anunciou a disponibilização de vídeos dos seus discursos com tradução para língua gestual portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou assim o dia nacional da língua gestual portuguesa, numa cerimónia na Sala das Bicas do Palácio de Belém que contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Perante uma assistência composta por dezenas de jovens surdos, o chefe de Estado referiu que a língua gestual portuguesa é "o terceiro idioma do país, juntamente com a língua portuguesa e o mirandês" e afirmou: "Nós somos todos diferentes, e essa é a nossa força".

"A estrutura do portal da Presidência da República já permitia aos utilizadores invisuais tirar o máximo o partido das tecnologias de leitura de ecrã. Hoje é dado mais um passo, com a disponibilização de vídeos com tradução para língua gestual portuguesa e também com legendagem", anunciou, em seguida.