Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Tino de Rans candidata-se às autárquicas

Alberto Frias

Depois de ter tentado chegar ao Palácio de Belém, Vitorino Silva será candidato à Câmara de Penafiel, terra “onde conhece as pedras da calçada”

Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, escolheu um dia de festa apresentar a candidatura à Câmara de Penafiel. No dia 13 (“dia da feira de S. Martinho, uma festa com grande tradição que atrai multidões”), o ex-candidato à presidência da República irá para a frente da porta do edifício da Câmara anunciar a entrada na corrida das autárquicas do próximo ano.

“Ouvi as minhas gentes, ouvi a minha família, ouvi os meus apoiantes e decidi avançar. Em democracia há lugar para todos, os cidadãos independentes também podem dar o seu contributo livremente porque só estão comprometidos com o seu povo”, lê-se no comunicado enviado por Tino da Rans às redações. “É o virar de mais uma página na minha vida, é o virar de página numa câmara que conheço bem, diria mesmo, uma terra onde conheço as pedras da calçada”, acrescenta.

Tino de Rans foi candidato às presidenciais de 2016. A nível nacional, das pessoas que se apresentaram à corrida, foi o sexto mais votado pelos portugueses. Conquistou 3,29% do eleitorado, o que equivale a mais de 15 mil votos.

Já no concelho a que agora se candidata às autárquicas, Tino foi o segundo candidato mais votado nas presidenciais – só ultrapassado por Marcelo Rebelo de Sousa –, recolhendo os votos de mais de 22% de eleitores de Penafiel.