Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ferreira Leite diz que a vitória de Trump e do Brexit mostra que “a democracia não está a resolver os problemas sociais”

Alberto Frias

A economista diz que “entrou na moda um politicamente correto que não traduz a realidade” e que essa “cegueira” tende a favorecer o surgimento de “extremismos”

Manuel Ferreira Leite considerou que os números que apontam para a existência de quase pleno emprego nos Estados Unidos não espelham a realidade que levou a que os norte-americanos tenham eleito Donald Trump como Presidente.

“Provavelmente, na realidade existe mais emprego precário, mais emprego mal pago (…) neste momento já se verifica emprego com miséria”, afirmou a economista no seu comentário desta quinta-feira à noite na TVI24.

“As estatísticas podem ser enganosas (…) a surpresa está no desconhecimento de uma realidade que não tinha tradução óbvia”, acrescentou, referindo “ter entrado na moda o politicamente correto”, nas instituições políticas, mas também nos media.

A ex-líder do PSD disse que tanto a vitória de Trump como a do Brexit indicam que “a democracia não está a resolver os problemas sociais como deve (…) seja por cegueira ou por ideologia”.
E lançou o alerta de que, face a essa situação, na Europa se verifica a tendência para surgirem extremismos e que Portugal não está afastado desse perigo.