Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

As 20 melhores frases sobre a geringonça

O adjetivo foi cunhado pelo cronista Vasco Pulido Valente e amplificado no Parlamento pelo ex-líder do CDS Paulo Portas. E ficou. A solução de Governo acordada entre PS, BE, PCP e Os Verdes ficará para a história como “a geringonça”. No dia em que o acordo das esquerdas cumpre um ano, recorde 20 das melhores frases utilizadas no debate político com recurso a esta expressão

“O acordo de esquerda não é bem um governo, é uma geringonça. (…) O que a vossa geringonça nos oferece é uma bebedeira de medidas. As bebedeiras têm um só problema: chama-se ressaca."
Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, 10.11.2015

“Gosta tanto e tem tantas visões sobre geringonças, não acha que deveria assumir a geringonça que colocou no país face à atitude do Governo relativamente ao Banif?”
Heloísa Apolónia, deputada do PEV, dirigindo-se a Paulo Portas, 16.12.2015

“Todos os dias a maioria demonstra que é capaz de resistir e que está de boa saúde. Quiseram diminuir chamando-lhe geringonça, mas até tiveram azar [porque] uma geringonça é uma coisa engenhosa.”
António Costa, primeiro-ministro, 5.3.2016

“Nós, em coligação, vencemos as eleições mas quem governa é a geringonça. Termino as minhas funções com sentimento de dever cumprido e cabeça levantada.”
Paulo Portas, 10.3.2016

“A ’geringonça’ está a empurrar o país para debates que se faziam em 1975.”
Adolfo Mesquita Nunes, dirigente do CDS, 12.3.2016

“Se há alguma coisa que este processo orçamental provou é que esta solução de geringonça não tem nada! Tem sim quatro partidos que vão conseguindo trabalhar em conjunto e que conseguem aprovar um orçamento.”
Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Rádio Renascença, 16.3.2016

“A única coisa que espero da direção do Bloco é que consiga levar a geringonça mais longe, mas sempre pela faixa esquerda da estrada porque a geringonça ainda se vai rir dos derrotados que lhe puseram a alcunha.”
João Semedo, ex-coordenador do BE, 10.4.2016

“É geringonça mas funciona. A nós não nos incomoda nada ser geringonça, mas a vocês incomoda muito que funcione.”
António Costa, dirigindo-se às bancadas parlamentares do PSD e do CDS, 28.4.2016

“[Geringonça] É uma expressão dita por Paulo Portas, na altura em que ainda estava muito zangado com a solução política encontrada. Procurou minimizá-la e desvalorizá-la, foi esse o sentido da adjetivação que arranjou. Relevante, de facto, é que, tal como Passos Coelho, se enganaram porque estavam sempre, a cada dia - ou era o orçamento ou a União Europeia ou os mercados ou as agências de ‘rating’ -, permanentemente, ‘agora é que é, agora é que é' [o fim]... E, afinal, não tem sido. Acho que devia retirar a caracterização e classificação que fez.”
Jerónimo de Sousa, 21.5.2016

“Mesmo contra todas as expectativas, a geringonça está cá, funciona, está para durar e vai continuar a trabalhar diariamente para melhorar a vida dos portugueses.”
Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, 4.6.2016

“Se a geringonça correr bem, o PS nunca mais dependerá da direita para governar.”
Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, “i”, 6.6.2016

“A geringonça lá vai e até com menos turbulência entre PS, PCP e BE. Mas o governo mostra que Costa não tem estratégia, tem apenas tática.”
Nuno Morais Sarmento, antigo ministro do PSD, “Diário de Notícias”, 10.6.2016

“A liderança do PSD neste momento é uma geringonça (…). Está desorientada.”
Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Expresso, 30.7.2016

“Geringonça não é assim tão ofensivo. Até gera algum afeto. Se era para ferir, saiu furado. Não me incomoda.”
Vieira da Silva, ministro da Trabalho e Segurança Social, Visão, 4.8.2016

“A geringonça deve ser um meio para atingirmos uma melhor qualidade de vida das pessoas.”
Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE, “Jornal de Notícias”, 7.8.2016

“Todos os dias me arrependo [da criação da ‘geringonça’]. (…) Todos os dias sou confrontada com os limites da 'geringonça'. Isso custa. O que não é mau, é o que temos de fazer.”
Catarina Martins, coordenadora do BE, “Público”, 21.8.2016

“Há muita gente surpreendida com os resultados da geringonça, mas isso é um problema de alguns políticos de direita que não estavam preparados para o sucesso que alcançámos.”
Pedro Marques, ministro do Planeamento, “Visão”, 29.9.2016

“Há um acordo e partes que se comprometeram em cumpri-lo. E ninguém até agora incumpriu uma linha sequer. Por isso é que a chamada geringonça está tão sólida.”
Augusto santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, Expresso, 1.10.2016

“Não gosto da expressão geringonça, até porque ela foi inventada por aquela figura inenarrável que está sempre de mal com o mundo que é o Vasco Pulido Valente.”
João Soares, deputado do PS, “Jornal de Negócios”, 14-10-2016

“À geringonça só lhe falta uma coisa. Se conseguir captar investimento e aumentar as exportações, vai lá ficar oito anos.”
Isaltino Morais, antigo presidente da Câmara de Oeiras, Expresso, 22.10.2016