Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

BE diz que vitória de Trump “é uma péssima notícia” para o Mundo

José Caria

Comissão Política do Bloco defende que eleição do candidato republicano é uma “vitória do ódio” e que corresponde ao “caso mais impressionante no ciclo de desintegração dos sistemas políticos depois da crise financeira”

"Uma péssima notícia para os Estados Unidos e para o Mundo" e uma "vitória da política do ódio". É desta forma que a Comissão Política do Bloco de Esquerda qualifica a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas.

Num comunicado emitido ao início da tarde, o BE defende que "a eleição de Trump é um perigo global", não só pelo "ódio à igualdade de direitos, à imigração e ao primado dos direitos humanos", mas também "pela sua declaração de guerra contra o planeta, feita logo na campanha eleitoral". "Os EUA, a segunda maior economia do mundo, têm agora um presidente que nega a existência de alterações climáticas e quer cancelar o acordo de Paris", recorda a Comissão Política do BE.

O partido diz que o resultado das eleições norte-americana é "o caso mais impressionante no ciclo de desintegração dos sistemas políticos depois da crise financeira" e sustenta que é "a permanência do domínio da finança globalizada e o agravamento das desigualdades nos Estados Unidos e na Europa" que "produz convulsões sociais e terramotos políticos como este".

"Enfrentar o projeto de Donald Trump, que é a resposta errada aos impasses da globalização financeira, exige o encontro sem fronteiras de quem nunca desiste dos objetivos da democracia contra a barbárie, dos direitos humanos e da viabilidade do planeta", conclui o comunicado do BE.