Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Os Verdes propõem descontos de 25% no passe para todos os estudantes universitários

Partido ecologista pede descontos na aquisição do passe mensal para estudantes universitários até 23 anos. Primeiras três propostas de alteração ao Orçamento do Estado foram divulgadas em comunicado

O Partido ecologista Os Verdes vai propor ao Governo que inclua no Orçamento do Estado para 2017 que o passe sub-23 para transportes públicos abranja "todos os estudantes universitários, com um desconto de 25% neste título de transporte, de modo a estimular os jovens para o uso do transporte coletivo e prosseguir um caminho de sustentabilidade" ambiental.

Na proposta de Orçamento do Estado já aprovada na generalidade, o Governo já propõe que seja "estendido o apoio a todos os estudantes de ensino superior com menos de 23 anos, promovendo o acesso universal, sem condição de recurso, ao primeiro escalão do apoio tarifário Sub23".

A proposta de Os Verdes foi divulgada esta tarde num comunicado onde o partido anuncia as três primeiras propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 que entregou no Parlamento para a discussão na especialidade. Além do desconto no passe mensal para estudantes universitários, o partido quer ainda garantir no OE2017 "mais 50 vigilantes da Natureza, para garantir o "reforço de meios humanos para a conservação da natureza e da biodiversidade" e a "integração do leite vegetal como opção no programa de leite escolar".

As propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 terão de ser entregues na Assembleia da República até à próxima sexta-feira, dia 11 de novembro. A discussão do OE na especialidade prolonga-se até ao final do mês no Parlamento, estando agendado a última sessão plenária para dia 29 de novembro o encerramento do debate e a votação final global do diploma.