Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

“Se quiser falar de embustes na sobretaxa olhe para o lado, não olhe para mim”, diz Centeno a Leitão Amaro

Marcos Borga

Polémica em torno da devolução da sobretaxa do IRS em 2017 aquece debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2017

A primeira intervenção da bancada social-democrata no debate na generalidade sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2017 motivou a primeira subida de tom no debate no Parlamento, na resposta do ministro das Finanças ao deputado Leitão Amaro.

Depois de o deputado social-democrata ter criticado o orçamento por, entre outras coisas, ter criado um "embuste" em torno do fim da sobretaxa de IRS ao longo de 2017 – e não o fim integral logo em janeiro, como inicialmente previsto – Centeno invocou o passado para devolver a crítica.

"Os senhores retiveram 900 milhões de euros de reembolsos e fizeram um jogo online sobre a sobretaxa, que foi descontinuado em outubro de 2015, dias depois das eleições, quando antes se propunham devolver 35% da sobretaxa. Se quiser falar da sobretaxa e de de embustes, olhe para o lado, não olhe para mim", respondeu Centeno. Sentada à direita de Leitão Amaro, na bancada do PSD, está a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque.

"Só espero que lhe tenha saído alguma coisa no jogo online, porque aos portugueses não saiu", concluiu Centeno.