Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Sérgio Sousa Pinto apresenta livro de Sócrates

Após uma obra sobre a confiança, desta vez o tema é o carisma. Especificamente, o carisma em política e a questão das lideranças é apresentado nesta sexta-feira em Lisboa

O novo livro de José Sócrates será apresentado esta tarde em Lisboa pelo deputado do PS, Sérgio Sousa Pinto. “O Dom Profano – Considerações sobre o Carisma” é uma obra de natureza académica, tal como “A Confiança no Mundo – Sobre a Tortura em Democracia”, anteriormente publicado pelo ex-primeiro ministro.

A apresentação oficial acontecerá esta sexta-feira, às 18h30, no Auditório I da FIL – Centro de Exposições e Congressos de Lisboa.

Desta vez o tema é um conceito central da Filosofia Política, desenvolvido por autores como Max Weber e invocado a propósito de muitos políticos em atividade, incluindo o próprio Sócrates.

A ideia para o livro terá surgido durante o período em que o autor esteve preso em Évora. Numa “nota de intenções”, Sócrates alude a uma origem intelectual mais remota: “Nos anos oitenta, numa reunião da Comissão Política do PS e no final de um debate cujo tema já nem recordo, o líder Vítor Constâncio sugeriu que lêssemos um pequeno livro – ‘O Político e o Cientista’. ‘Está lá tudo!’ – disse. Comprei-o no dia seguinte e li Weber pela primeira vez. Recordo a impressão que me causou e o que era novo para mim – ética da convicção e da responsabilidade, liderança carismática, vocação política”.

Igualmente desconfiado do “poder dos aparelhos burocráticos” num “regime de funcionários” e da noção de que a “discussão sobre ideias e programas” possa substituir a “dimensão pessoal da política” – uma “longa herança” que o “fantasma dos totalitarismos carismáticos” nos deixou – José Sócrates explora o carisma recuando de Weber até à teologia de São Paulo. A motivação imediata do livro, explica, foi a atual crise europeia.

Atualização de notícia publicada a 11/10/2016